terça-feira, 8 de abril de 2014

O Primo Basílio (parte 3/10) - Peça Teatral de Marcelo ASSIS

Mudança de iluminação
Luísa se afasta um pouco de Leopoldina.
Luísa – Amiga eu te adoro! Mas eu não posso mais vê-la nunca mais! A vida me deu uma segunda chance com o Jorge e eu não posso desperdiçá-la
Leopoldina – Eu entendo! Eu também te adoro! E eu quero sejas muito feliz! Adeus
Leopoldina sai.
Luísa – Adeus!  - Olhando-a sair.
Mudança de iluminação.
Basílio entra e beija Luísa.
Basílio – Tenho que agradecer ao meu pai por chamar a ti e a tia Jojó para passar uns dias conosco em Sintra.
Luísa – Eu sempre adorei Sintra, mas agora – Olhando para ele – tenho mais um motivo.
Basílio – E eu nunca gostei de Portugal, nunca tinha encontrado nada que me interessasse nessa terra até agora!
Eles se beijam outra vez.
Mudança de iluminação.
Basílio e Luísa se separam.
Basílio – Tu ainda me amas?
Luísa – Tu sabes que sim!
Basílio – Mesmo a minha família tendo perdido tudo!
Luísa – Para mim isso pouco importa!
Basílio – Pena, eu não poder levá-la para o Brasil! Mas eu vou ser ainda mais rico que o meu pai! Tu vais ver!
Luísa – Se tu dizes, eu acredito! Embora, preferisse que ficasses e se casasses comigo...
Basílio – Mas, eu vou voltar e breve e me casarei contigo! Isso eu te prometo! Tu acreditas?
Luísa – Acredito!
Luísa e Basílio se beijam!
Basílio – Até breve meu amor!
Luísa – Até!
Basílio sai.
Luísa – E não cumpristes a promessa, me enviastes uma carta cretina da Bahia dizendo que o que tinha ocorrido entre nós era uma infantilidade, que estava sendo mais difícil que pensava enriquecer, dizendo que não queria sacrificar seu doce anjo, disse que me aconselhava a ir frente. Depois quando enriquecestes fostes para a Inglaterra. Um dia parei de chorar por ti e resolvi seguir o seu conselho.
Mudança de iluminação.
Basílio entra.
Basílio – Como tu estás mudada! Santo Deus!
Luísa – Velha!
Basílio – Bonita!
Luísa – Mentiroso! E tu, o que andas fazendo!
Basílio – Estive em Constantinopla, na Terra Santa, em Roma e no último em Paris. Mas quero saber de ti.
Luísa – Eu não estive em lugares exóticos como Constantinopla, minha vida é bem mais simples...
Basílio – Mas és feliz, tens um pequerrucho?
Luísa – Não! Não, tenho filhos.
Basílio – E teu marido, demora a voltar?
Luísa – Três ou quatro semanas, eu creio.
Basílio – É quase uma viuvez! Então virei mais vezes para diminuir a sua solidão, a não ser que tu se oponhas..., mas tu ias sair!
Luísa – Não! Estava aborrecida, não tinha nada para fazer. Ia tomar ar!
Basílio – Não te prendas!
Luísa – Que tolice!
Basílio - Era eu antigamente quem te calçava e descalçava as luvas..., lembras-te? Ainda tenho esse privilégio exclusivo, creio eu...
Luísa ri.
Luísa – Decerto que não...
Basílio – Ah! Outros tempos!
Mudança de iluminação.
Luísa – Tu vais embora?
Basílio – Pudera, eu não posso está a sós contigo um momento! Sem os amigos e parentes de seu marido em volta!
Luísa – Por favor não! E para que queres tu estar só comigo? Que tem que venha gente?

Basílio beija Luísa na testa e nos olhos.

(continua na parte 4/10)

@@@@@

Marcelo Assis da Silva é Técnico de Finanças e Controle Externo e atua na Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas. Estudou roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro e montou e dirigiu o espetáculo “Swing Tântrico” também no Rio de Janeiro. “O Primo Basílio” é uma adaptação teatral do romance de Eça de Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

A Estagiária (1) África (1) Alemanha (7) Amhitar (6) Antônio Araújo (4) Antonio Carlos dos Santos (6) Antonio Moreno (5) Artes Plásticas (44) Artes Visuais (147) Artigo (1) As ACEs CATS (2) As Olimpíadas Mundiais dos Tribunais de Contas (1) Astros (2) Audiovisual (20) Avelina Almeida (13) Bélgica (1) Brasil (31) Brasília (1) Ceará (2) Comédia (13) Conto (15) Crítica de Arte (1) Crítica Literária (1) Crônica (13) Daniel Rodrigues (2) Dinamarca (6) Dipar (1) Divulgação (2) Drama (14) Dramaturgia (24) Elieser Cavalcante (1) Ensaio (4) Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (2) Estacionamento Provisório (2) Estados Unidos (6) Ex-funcionários (2) Exequiel (3) Flores (4) Fotografia (110) França (6) Funcionários Ativos (248) Funcionários Inativos (6) Gabinete de Ministro (7) Gabpres (49) Gênero Fantástico (9) Geraldo Abreu (1) Gustavo Parolin (1) Holanda (14) Humor (20) Idelfonso Bezerra (1) Indonésia (1) ISC (18) J.JESUS (25) Japão (2) Jerson Brito (9) Jordânia (7) José Osterno (4) Josir Alves (1) Júlio Cat (18) Lançamento de Livro (4) Literatura (63) Luisa Franco (1) Marcelo Assis (20) Márcia Sartori (57) Márcio Braz (1) Márcio Hudson (3) Marco Aurélio (2) Marcos Valério (11) Mauro Martins (21) Michelle Glória (2) Mostra de Talentos (7) Musica (1) Noruega (2) Nova Iorque (2) O Primo Basílio (9) Oriente (1) Os Servidores do Tribunal de Contas Unido (2) Pacto de Sangue (1) Pagina das Vidas dos Servidores (1) Páginas das Vidas dos Servidores (1) Paisagem Praiana (16) Paisagem Rural (29) Paisagem Urbana (3) Paraíba (2) Paulo Avelino (13) Pintura (46) Poesia (24) Resenha de Livro (1) Retrato (3) Reunião sobre plano de auditoria (1) Romance (1) Romilson Rodrigues (1) Sátira (12) Secex-CE (21) Secex-GO (1) Secex-PA (2) Secex-PE (2) Secex-RN (11) Secex-RO (8) Secex-RS (1) Secex-SC (21) SecexEstatais RJ (2) Secretaria das Sessões (55) Selip (1) Selog (20) Semag (24) Seplan (1) Soneto (1) Swing Tântrico (6) TCU (1) TCU-Estados (30) TCU-Sede (166) Teatro (21) Técnica Mista (1) Tele trabalho (1) Tepires (24) Tiba (1) Transpantaneira (3) Tribunal de Contas Romano (3) Trova (2) Ubiratan Aguiar (3) Venezuela (6) Viagem (86) Vídeo (16) Waucilon (2)