terça-feira, 15 de abril de 2014

O Primo Basílio (parte 4/10) - Peça Teatral de Marcelo ASSIS

Luísa se solta.
Basílio - Perdoa-me! Foi sem pensar. Mas é porque te adoro, Luísa!  Desde o primeiro dia que voltei a ver-te que eu estou doido por ti, como era em Sintra! Na verdade, nunca deixei te de ser louco por você! Mas não tinha fortuna, tu bem o sabes e queria que fosse rica e feliz! Tu morrerias no Brasil, por isso não poderia levar-te comigo, tu imaginas o que era aquilo?
Luísa – Às vezes me imagina entre coqueiros, embalada numa rede, cercada de negrinhos, vendo papagaios a voar!
Basílio – É muito pior do que isto! Tu não sabes o horror que é viver naquela terra! Foi por isso que escrevi aquela carta! Mas se tu soubestes o quanto eu sofri! As lágrimas que chorei! Fala, responde!
Luísa – O que queres que eu te diga? – murmurando. – Falemos de outras coisas!
Basílio – Luísa!
Luísa – Não Basílio, não!
Basílio a beija, Luísa se solta.
Luísa – Oh meu Deus! É horrível! Deixa-me! Deixa-me! Que fazes tu ainda aqui? Vá embora!
Basílio sai.
Luísa – E eu como uma tonta achei que tu ainda me amavas e que inclusive a melancolia da separação era a causa dos seus primeiros fios de cabelo branco.
Mudança de iluminação.
Basílio entra.
Basílio – Por que tu achas que vim a Lisboa?
Luísa – Por causa dos teus negócios?
Basílio – Por causa de ti?
Luísa – Por mim?
Basílio – Por quem mais? E nem sei se tu tens um bocadinho de amor por mim – mostrando o comprimento da unha - tens?
 Luísa – Assim talvez..., mas Basílio, a rua que eu moro é muito pequena e com uma casa quase amontoada sobre a outra, e o Sebastião, que é o melhor amigo do meu marido já veio me informar, que já andam comentando a nosso respeito..., o meu marido viaja e logo a seguir um homem que eles nunca viram começa a frequentar a casa...
Basílio – Entendo..., aliás, só de olhar se percebe que é uma gentalha horrorosa que vive nesta rua! Não sei como tu aguentas!  Mas sei como resolver esse problema e só tu apenas atenderes ao meu pedido?
Luísa - Que pedido?
Basílio – Venhas comigo ao campo!
Luísa – Assim, tu acabas de vez com a minha reputação?
Basílio – Nós não nos encontraremos aqui! Tu irás me encontrar em lugar longe daqui! Eu estarei de esperando dentro de uma carruagem!
Luísa – Eu não sei...
Basílio – Do que tens medo? É apenas um passeio de irmãos!
Luísa – Nós não somos irmãos!
Basílio – Foi só se casares com um burguês, que se tornares uma beata! Vou embora então!
Luísa impede Basílio.
Luísa – Talvez eu possa...
Basílio – Diz que sim!
Luísa – Amanhã falaremos a esse respeito!
Basílio – Perfeito – Basílio começa a sair – Sabes que estou pensando em partir?
Luísa – Por quê?
Basílio – Que diabo faço aqui?
Luísa – Está tão quente e seco em Lisboa nesse verão! Penso que Sintra deva estar linda!
Basílio – Eu acredito que sim! Mas pena que tu não queiras ir ao campo! Podíamos fazer um passeio adorável! Podemos ir a  um quinta de um amigo que está em Londres, podíamos levar gelo e champagne..., vem!
Luísa – Talvez, no domingo.
Mudança de iluminação.
Basílio – Quando estou perto de ti sinto-me tão feliz, tudo me parece tão bom!
Luísa – Se isso fosse verdade...
Basílio – É verdade, tanto –e, que pretende me mudar para Lisboa para viver aos seus pés como um vassalo, já falei até com um procurador, um seco de nariz agudo..., se fosses verdade, o que fazias?:

Luísa – Nem eu sei... – afastando de Basílio – Só sei que adoraria morar numa quinta, longe da estrada, numa casinha fresca com trepadeiras em volta das janelas, parreiras, sobre pilares de pedra, pés de roseiras numa ruazinha amável com árvores entrelaçadas, onde ao escurecer, nós um poucos quebrados das felicidades da sesta iríamos pelos campos, ouvindo calados, sob o céu que se estrela o coaxar triste das rãs.

(continua na parte 5/10)

@@@@@

Marcelo Assis da Silva é Técnico de Finanças e Controle Externo e atua na Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas. Estudou roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro e montou e dirigiu o espetáculo “Swing Tântrico” também no Rio de Janeiro. “O Primo Basílio” é uma adaptação teatral do romance de Eça de Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

A Estagiária (1) África (1) Alemanha (7) Amhitar (6) Antônio Araújo (4) Antonio Carlos dos Santos (6) Antonio Moreno (5) Artes Plásticas (44) Artes Visuais (147) Artigo (1) As ACEs CATS (2) As Olimpíadas Mundiais dos Tribunais de Contas (1) Astros (2) Audiovisual (20) Avelina Almeida (13) Bélgica (1) Brasil (31) Brasília (1) Ceará (2) Comédia (13) Conto (15) Crítica de Arte (1) Crítica Literária (1) Crônica (13) Daniel Rodrigues (2) Dinamarca (6) Dipar (1) Divulgação (2) Drama (14) Dramaturgia (24) Elieser Cavalcante (1) Ensaio (4) Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (2) Estacionamento Provisório (2) Estados Unidos (6) Ex-funcionários (2) Exequiel (3) Flores (4) Fotografia (110) França (6) Funcionários Ativos (248) Funcionários Inativos (6) Gabinete de Ministro (7) Gabpres (49) Gênero Fantástico (9) Geraldo Abreu (1) Gustavo Parolin (1) Holanda (14) Humor (20) Idelfonso Bezerra (1) Indonésia (1) ISC (18) J.JESUS (25) Japão (2) Jerson Brito (9) Jordânia (7) José Osterno (4) Josir Alves (1) Júlio Cat (18) Lançamento de Livro (4) Literatura (63) Luisa Franco (1) Marcelo Assis (20) Márcia Sartori (57) Márcio Braz (1) Márcio Hudson (3) Marco Aurélio (2) Marcos Valério (11) Mauro Martins (21) Michelle Glória (2) Mostra de Talentos (7) Musica (1) Noruega (2) Nova Iorque (2) O Primo Basílio (9) Oriente (1) Os Servidores do Tribunal de Contas Unido (2) Pacto de Sangue (1) Pagina das Vidas dos Servidores (1) Páginas das Vidas dos Servidores (1) Paisagem Praiana (16) Paisagem Rural (29) Paisagem Urbana (3) Paraíba (2) Paulo Avelino (13) Pintura (46) Poesia (24) Resenha de Livro (1) Retrato (3) Reunião sobre plano de auditoria (1) Romance (1) Romilson Rodrigues (1) Sátira (12) Secex-CE (21) Secex-GO (1) Secex-PA (2) Secex-PE (2) Secex-RN (11) Secex-RO (8) Secex-RS (1) Secex-SC (21) SecexEstatais RJ (2) Secretaria das Sessões (55) Selip (1) Selog (20) Semag (24) Seplan (1) Soneto (1) Swing Tântrico (6) TCU (1) TCU-Estados (30) TCU-Sede (166) Teatro (21) Técnica Mista (1) Tele trabalho (1) Tepires (24) Tiba (1) Transpantaneira (3) Tribunal de Contas Romano (3) Trova (2) Ubiratan Aguiar (3) Venezuela (6) Viagem (86) Vídeo (16) Waucilon (2)