terça-feira, 1 de abril de 2014

O Primo Basílio (parte 2/10) - Peça Teatral de Marcelo ASSIS

Mudança de iluminação.
 Leopoldina - O que é? O que tu tens para estares tão perturbada?
Luísa – Um horror, Leopoldina! -Luísa começa a chorar – a Juliana está em poder de umas cartas! Quer seiscentos mil-réis! Estou perdida! Ela tem me martirizado! Sou eu que faz tudo em casa..., até os despejos!
Leopoldina – E tuas joias?
Luísa – Não valem tanto? E o que diria para Jorge!
Leopoldina – O que eu tenho também não vale tanto! Que diz as cartas?
Luísa – Sandices! Uma minha e duas dele!
Leopoldina – Do teu primo?  
Luísa – De quem mais haveria de ser?
Leopoldina – Por que ele não era não lhe dá o dinheiro?
Luísa – Eu escrevi uma carta explicando a situação e lhe pedindo dinheiro o dinheiro, mas não obtive nenhuma resposta!
Leopoldina – Pulha! Eu sei quem pode te dar este dinheiro!
Luísa – Quem?
Leopoldina – Um homem...
Luísa – Que homem?
Leopoldina – O Castro!
Luísa – Que Castro? O banqueiro! Como tu sabes disto?
Leopoldina – Ele disse ao Mendonça! Disse que te daria tudo que pedisses!
Luísa – Que horror!  E tu propões-me semelhante coisa?! Ir com um homem por dinheiro?
Prefiro ir para um convento, ser criada, apanhar a lama das ruas!
Leopoldina – Antes de padeceres neste mar de calamidades, tu já pensastes que ele pode ter dá o dinheiro desinteressadamente...
Luísa – Tu acreditas mesmo nisso?
Leopoldina – Não! O que importa? Ele pode dar-te um conto de réis, talvez dois! Tu estarias salva e feliz!
Luísa – É indecente! É horrível!
Leopoldina – Ah se fosse eu!
Luísa – Que tu farias?
Leopoldina – Não estaria a sofrer feito tu!
Luísa – Mas graças a Deus, eu não sou como tu! Perdoar-me, perdoa-me! Estou doida e não sei o que digo!
Leopoldina – Tu zangas-te! Mas é para o seu bem! É o que a mim me parece ser o melhor! Se eu pudesse te dava o dinheiro..., fazia tudo. Acredita! - Leopoldina indicando o corpo – seiscentos mil-réis! Se eu valesse tanto dinheiro, tinha-o amanhã!
Chorando ambas se abraçam e se consolam.
Mudança de iluminação.
Luísa – Chame o Castro, Leopoldina! Preciso do dinheiro, emprestado, ou dado! Jorge que demitir Juliana e com certeza ela vai se vingar!
Leopoldina – Mas assim de repente Luísa?
Luísa – O Castro vai amanhã para Bordéus! Temos que agir agora!
Leopoldina começa a escrever um bilhete.
Leopoldina – Vê se gostas: Meu caro amigo. Desejo absolutamente falar-lhe. É um negócio grave. Venha logo que possa. Talvez me agradeça. Espero até às três horas, o mais tardar. Com toda a estima, sua amiga Leopoldina.
Luísa – Horrível! Mas está bem..., mas corte o talvez me agradeça, eu acho que fica melhor!
Leopoldina – Essa parte temos que deixar, é a isca para o peixe. Ou tu achas que um homem na posição dele, tendo que viajar amanhã, virá correndo, só porque eu mandei chamá-lo?
Luísa – mas ele pode ficar com ideias erradas...
Leopoldina – Ora bolas, não é isso que queremos?
Luísa – Tá certo! Mas o que eu vou dizer a ele?
Leopoldina – O que tu deves dizer? Que tu precisas de um conto de réis, ou de seiscentos mil-réis e que lhe paga!
Luísa – Como?
Leopoldina – Em afeto!
Luísa – É horrível!
Leopoldina começa a gargalhar.
Luísa – tu dizes que é minha amiga, mas estás a rir, a escarnecer...
Leopoldina – Mas também que pergunta tola! Como tu não sabes como vai pagar?
Leopoldina sai gargalhando.
Mudança de iluminação.
Leopoldina entra.
Leopoldina – O que tu fizestes ao Castro?
Luísa – Deu-me uma coisa e eu acabei pegando o chicote dele e dei-lhe uma boa surra!
Leopoldina – Não acredito! – Leopoldina desata a rir – o Castro coberto de chicotadas! Com aquele tamanho todo levou uma coça de uma mulher do seu tamanho! O Castro veio na casa de uma amiga, levar uma facada de seiscentos mil-réis e acaba sendo expulso a chicotadas!

Luisa também começa rir e as duas se abraçam.

(continua na parte 3/10)

@@@@@

Marcelo Assis da Silva é Técnico de Finanças e Controle Externo e atua na Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas. Estudou roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro e montou e dirigiu o espetáculo “Swing Tântrico” também no Rio de Janeiro. “O Primo Basílio” é uma adaptação teatral do romance de Eça de Queiroz. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

A Estagiária (1) África (1) Alemanha (7) Amhitar (6) Antônio Araújo (4) Antonio Carlos dos Santos (6) Antonio Moreno (5) Artes Plásticas (44) Artes Visuais (147) Artigo (1) As ACEs CATS (2) As Olimpíadas Mundiais dos Tribunais de Contas (1) Astros (2) Audiovisual (20) Avelina Almeida (13) Bélgica (1) Brasil (31) Brasília (1) Ceará (2) Comédia (13) Conto (15) Crítica de Arte (1) Crítica Literária (1) Crônica (13) Daniel Rodrigues (2) Dinamarca (6) Dipar (1) Divulgação (2) Drama (14) Dramaturgia (24) Elieser Cavalcante (1) Ensaio (4) Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (2) Estacionamento Provisório (2) Estados Unidos (6) Ex-funcionários (2) Exequiel (3) Flores (4) Fotografia (110) França (6) Funcionários Ativos (248) Funcionários Inativos (6) Gabinete de Ministro (7) Gabpres (49) Gênero Fantástico (9) Geraldo Abreu (1) Gustavo Parolin (1) Holanda (14) Humor (20) Idelfonso Bezerra (1) Indonésia (1) ISC (18) J.JESUS (25) Japão (2) Jerson Brito (9) Jordânia (7) José Osterno (4) Josir Alves (1) Júlio Cat (18) Lançamento de Livro (4) Literatura (63) Luisa Franco (1) Marcelo Assis (20) Márcia Sartori (57) Márcio Braz (1) Márcio Hudson (3) Marco Aurélio (2) Marcos Valério (11) Mauro Martins (21) Michelle Glória (2) Mostra de Talentos (7) Musica (1) Noruega (2) Nova Iorque (2) O Primo Basílio (9) Oriente (1) Os Servidores do Tribunal de Contas Unido (2) Pacto de Sangue (1) Pagina das Vidas dos Servidores (1) Páginas das Vidas dos Servidores (1) Paisagem Praiana (16) Paisagem Rural (29) Paisagem Urbana (3) Paraíba (2) Paulo Avelino (13) Pintura (46) Poesia (24) Resenha de Livro (1) Retrato (3) Reunião sobre plano de auditoria (1) Romance (1) Romilson Rodrigues (1) Sátira (12) Secex-CE (21) Secex-GO (1) Secex-PA (2) Secex-PE (2) Secex-RN (11) Secex-RO (8) Secex-RS (1) Secex-SC (21) SecexEstatais RJ (2) Secretaria das Sessões (55) Selip (1) Selog (20) Semag (24) Seplan (1) Soneto (1) Swing Tântrico (6) TCU (1) TCU-Estados (30) TCU-Sede (166) Teatro (21) Técnica Mista (1) Tele trabalho (1) Tepires (24) Tiba (1) Transpantaneira (3) Tribunal de Contas Romano (3) Trova (2) Ubiratan Aguiar (3) Venezuela (6) Viagem (86) Vídeo (16) Waucilon (2)