terça-feira, 20 de maio de 2014

O Primo Basílio (parte 8/10) - Peça Teatral de Marcelo ASSIS

Luísa – Minha querida Luísa. Seria longo explicar-te, como só antes de ontem em Nice, de onde cheguei esta madrugada de Paris, recebi a tua carta que pelos carimbos vejo que percorreu toda a Europa atrás de mim. Como já lá vão dois meses e meio que a escreveste, imagino que te arranjaste com a mulher, e que não precisas do dinheiro. De resto se por acaso o queres, manda o telegrama e o terá aí em dois dias. Vejo pela tua carta que não acreditaste nunca que a minha partida fosse motivada por negócios! És bem injusta. A minha partida não te devia ter tirado, como tu dizes, todas as ilusões sobre o amor porque foi realmente quando saí de Lisboa que percebi quanto te amava, e não há dia, acredita, em que não me lembre do Paraíso... – pausa – Que boas manhãs! Passaste por lá por acaso alguma outra vez? Lembras-te do nosso lanche? Não tenho tempo para mais. Talvez em breve volte a Lisboa. Espero ver-te, porque sem ti Lisboa é para mim um desterro. Meu deus, esperei tanto uma resposta e quando chega, não preciso mais e nem o dinheiro ao menos. Só as mesmas mentiras que já estava farta, penso que meu primo deve sofrer de alguma doença mental que o leva mentir compulsivamente, mesmo quando era óbvio que a única resposta que queria receber era os Malditos seiscentos mil-réis pelos quais a Juliana me atormentava. O que eu recebo é um monte de mentiras! Mas veja esse trecho: A minha partida, não te devia ter tirado, COMO TU DIZES, TODAS AS ILUSÕES DO AMOR! Veja, eu já não amava mais, aliás, tinha tido a confirmação que nunca tinha o meu Primo, sempre foi você que eu amei de verdade!
Jorge – Esse Paraíso que ele tanto fala? Voltastes lá como ele te pergunta?
Luísa – Nunca, e se voltasse lá, só teria mais uma confirmação de que Basílio não significa mais nada para mim, Me perdoa Jorge, seja bom comigo!
Jorge – E quanto a ti? Tu foste boa comigo? O que foi que eu te fiz para que fizesse o que fez comigo? Eu te adorava!
Luísa – Eu sei que errei Jorge, mas estou pagando, pagando com a decepção com Basílio, com os tormentos de Juliana, com a culpa e vergonha que sinto perante ti e tanto sofrimento que este está roubando a minha energia vital, tu não percebes que eu estou morrendo? Que preço maior posso pagar pelos meus erros do que com a minha própria vida? E não lamento por isso! A única coisa que lamento é que o infame que causou toda essa desgraça junto comigo esteja em Paris feliz, provavelmente achando que li sua carta e acreditei em todas as suas mentiras e que ansiosamente espero reencontrá-lo quando retornar a Lisboa, isso me dói mais do que a morte!
Jorge – Luísa, por favor, não fale em morte! Tu não vais morrer!
Luísa – Infelizmente vou! eu sinto a minha vitalidade cada vez mais se extinguindo, como na ampulheta de meu pai com a qual eu gostava de brinca na minha infância, não me resta muito tempo agora, eu só peço que tu me perdoes.
Jorge - Escuta-me! Ouve, pelo amor de Deus! Não estejas assim, fazes por melhorar! Não me deixe s neste mundo, não tenho mais ninguém! Que te pede perdão sou eu! Diz que vais continuar ao meu lado!
Luísa começa a chorar.
Luísa – A se eu pudesse...
Jorge – Mas tu podes!
Luísa – Eu sempre quis uma grande prova de amor, achava que ela deveria chegar até mim como nos livros e agora só às portas da morte, percebo o que é o amor e o que é se sentir amada realmente por um homem.
Voz em off – Jorge, venha preciso falar contigo. Não, não está morta, está naquela sonolência..., já te disse, que ela não ouve, vem!
Jorge – Está bem, eu vou!  - saindo – Eu estou bem..., obrigado!
Luísa – Adeus amor!
Mudança de iluminação.
Luísa sente uma presença funesta se aproximando e começa se abraçar como se quisesse se proteger.
Juliana entra.
Luísa – Só podia ser tu! O que viestes fazer aqui? Terminar de atormentar? Achas que não foi o bastante tudo o que me fizestes?
Juliana – O que lhe fiz eu minha Senhora?
Luísa – Não sejas cínica! Tu sabes tudo o que me fizestes!
Juliana – E tu piorrinha! Sabe tudo o que me fizestes?     
Luísa – Eu criatura? Eu nunca te fiz nada!
Juliana – O seu primeiro ato de vilania foi nunca ter gostado de mim, ou negas? Pensas que não te ouvi dizer ao corno do seu marido: Estou a tomar ódio desta criatura! Não que isso fosse necessário, porque você nunca disfarçou sua antipatia por mim, por isso eu passei a detestá-la mais que qualquer outra Senhora que tive o desprazer, e credite foi um desprazer servir todas elas, mas tu foste a pior!
Luísa – Eu? Realmente, não gostava de ti, mas com justo motivo, tu sempre fostes muito antipática!
Juliana – Antipática? Porque não vivia a sorrir para ti, ou porque não me tornei sua confidente? Porque deveria ser simpática com a Senhora o quarto que disponibilizaste para que eu dormisse, um cubículo, em sua casa era baixo, muito estreito, que no verão era abafado feito um forno! A cama era um leito de ferro com um colchão de palha mole coberto com uma colcha de chita. No jantar tu não me davas vinho e nem sobremesa!
Luísa – E o que tu querias? Eu sei muito bem, querias que te desse a vida de rainha que com suas chantagens conseguiu arrancar de mim!
Juliana – Realmente, minha Senhora, tu és tão boa, que tive que chantageá-la para conseguir algum conforto! Tão boa que só não fui embora de sua casa, por três motivos: a Senhora não tinha filhos, eu achava a rua saudável e por último, porque tinha a estúpida daquela cozinheira nas mãos, podia por causa disso comer decentemente, porque se fosse por sua causa, eu só comia sobras! Se não fosse por isso, eu te diria aonde a Senhora podia enfiar sua casa...
Luísa – Primeiro, eu não tinha culpa do quarto que tu dormias, o tal quarto já servia a este fim antes do meu casamento.
Juliana – Mas, como a sua sogra já havia morrido quando se mudaste para a casa, a senhora poderia mudar essas coisas se quisesse, mas não quis....
Luísa – Não foi por maldade, eu simplesmente nunca parei para pensar nisso, eu tinha mais com o que me ocupar!
Juliana – Com o quê? Qual a nova moda de Paris? Ou o novo sucesso do teatro? O que a Senhora tinha de tão importante para se ocupar que a levaste a negligenciar o bem estar de suas criadas?

Luísa - O meu marido!

(continua na parte 9/10)

@@@@@

Marcelo Assis da Silva é Técnico de Finanças e Controle Externo e atua na Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas. Estudou roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro e montou e dirigiu o espetáculo “Swing Tântrico” também no Rio de Janeiro. “O Primo Basílio” é uma adaptação teatral do romance de Eça de Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

A Estagiária (1) África (1) Alemanha (7) Amhitar (6) Antônio Araújo (4) Antonio Carlos dos Santos (6) Antonio Moreno (5) Artes Plásticas (44) Artes Visuais (147) Artigo (1) As ACEs CATS (2) As Olimpíadas Mundiais dos Tribunais de Contas (1) Astros (2) Audiovisual (20) Avelina Almeida (13) Bélgica (1) Brasil (31) Brasília (1) Ceará (2) Comédia (13) Conto (15) Crítica de Arte (1) Crítica Literária (1) Crônica (13) Daniel Rodrigues (2) Dinamarca (6) Dipar (1) Divulgação (2) Drama (14) Dramaturgia (24) Elieser Cavalcante (1) Ensaio (4) Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (2) Estacionamento Provisório (2) Estados Unidos (6) Ex-funcionários (2) Exequiel (3) Flores (4) Fotografia (110) França (6) Funcionários Ativos (248) Funcionários Inativos (6) Gabinete de Ministro (7) Gabpres (49) Gênero Fantástico (9) Geraldo Abreu (1) Gustavo Parolin (1) Holanda (14) Humor (20) Idelfonso Bezerra (1) Indonésia (1) ISC (18) J.JESUS (25) Japão (2) Jerson Brito (9) Jordânia (7) José Osterno (4) Josir Alves (1) Júlio Cat (18) Lançamento de Livro (4) Literatura (63) Luisa Franco (1) Marcelo Assis (20) Márcia Sartori (57) Márcio Braz (1) Márcio Hudson (3) Marco Aurélio (2) Marcos Valério (11) Mauro Martins (21) Michelle Glória (2) Mostra de Talentos (7) Musica (1) Noruega (2) Nova Iorque (2) O Primo Basílio (9) Oriente (1) Os Servidores do Tribunal de Contas Unido (2) Pacto de Sangue (1) Pagina das Vidas dos Servidores (1) Páginas das Vidas dos Servidores (1) Paisagem Praiana (16) Paisagem Rural (29) Paisagem Urbana (3) Paraíba (2) Paulo Avelino (13) Pintura (46) Poesia (24) Resenha de Livro (1) Retrato (3) Reunião sobre plano de auditoria (1) Romance (1) Romilson Rodrigues (1) Sátira (12) Secex-CE (21) Secex-GO (1) Secex-PA (2) Secex-PE (2) Secex-RN (11) Secex-RO (8) Secex-RS (1) Secex-SC (21) SecexEstatais RJ (2) Secretaria das Sessões (55) Selip (1) Selog (20) Semag (24) Seplan (1) Soneto (1) Swing Tântrico (6) TCU (1) TCU-Estados (30) TCU-Sede (166) Teatro (21) Técnica Mista (1) Tele trabalho (1) Tepires (24) Tiba (1) Transpantaneira (3) Tribunal de Contas Romano (3) Trova (2) Ubiratan Aguiar (3) Venezuela (6) Viagem (86) Vídeo (16) Waucilon (2)