terça-feira, 6 de maio de 2014

O Primo Basílio (parte 6/10) - Peça Teatral de Marcelo ASSIS

Luísa começa a rir.

Luísa – Divino!
Basílio toma outro gole e dá outro beijo nela.
Mudança de iluminação.
Basílio – Até que enfim! Por que não viestes ontem?
Luísa – Ah! Se tu soubesses..., Basílio, eu estou perdida!
Basílio – O que foi?
Luísa – Juliana descobriu tudo sobre nós! E estar em poder de algumas cartas!O que me resta é fugir!l me leva! Tu não me disseste várias vezes que este era o seu maior desejo! Estou pronta!
Basílio- Enlouqueceste? Isso lá é questão de fugir? É uma questão de dinheiro! É ver o quanto ela quer e pagar.
Luísa – Não! Eu não posso ficar! Ela pode vender a carta, mas vai guardar para sempre o segredo, podendo falar a qualquer tempo para Jorge, ou contar a alguém numa indiscrição! E Eu estarei perdida! Basílio, Se Jorge sabe ele me mata!
Basílio – Fugir será um escândalo maior! Pode ser muito bom nos romances, mas irá destruir a sua reputação! Além disso, já lhe disse, é apenas uma questão de dinheiro...
Luísa – Então diga!
Basílio – eu estou dizendo...
Luísa – Não queres!
Basílio – Não!
Luísa – Ah Basílio! Então, vai me abandonar a minha própria sorte!
Basílio – Luísa, me escuta!
Luísa – Foi por te escutares que me encontro nessa situação! Por que me disseste tantas vezes que eu seria feliz se eu quisesse?!
Basílio – E se meter comigo num vagão para Paris em fuga e lá se tornar minha amante é felicidade?
Luísa – Eu saí da minha casa para sempre!
Basílio – Mas vai voltar! – furioso –  é só dá a sua criada dinheiro! É isso o que ela quer!
Luísa  - e onde eu vou arrumar o dinheiro?
Basílio – É claro, que o dinheiro vai ser meu! Não tenho muito, estou meio atrapalhado, mas enfim..., se a criatura quiser duzentos mil-réis, paguemos! Ou até trezentos mil-réis, mas pelo amor de Deus, não faças outra, não estou aqui para pagar as tuas distrações a trezentos mil-réis cada uma!
Luísa – Não vai ser necessário, nem na próxima e nem nesta! Se é uma questão de dinheiro, quem irá pagar sou eu! Como você disse a distração foi minha!
Basílio – Como pretendes fazer?
Luísa – Vou pedir, vou empenhar, vou trabalhar, até me prostituir! O que te importa?
Basílio – Estamos apenas nos irritando e dizendo tolices! Tu não tens dinheiro!
Luísa – Se queres mesmo me fazer um favor, fala tu a ela e arranja tudo. Eu não quero tornar a vê-la. Se a vejo, morro! Eu te juro!
Basílio – Estás doida? ! Se eu for falar com ela, ela vai querer muito mais! Isso é contigo. Eu te dou o dinheiro, mas tu terás que se arranjar sozinha!
Luísa – Nem isso me fazes!
Basílio –  Com diabos, não!
Luísa – Adeus!
Basílio – Tu estás fora de si, Luísa!
Luísa – Não se preocupe, a culpa foi minha! Eu é que tenho que arrumar tudo!
Basílio – Luísa! O que queres tu fazer? Não podemos romper assim! Escuta...
Luísa – Então fuja comigo! Salva-me!
Basílio – Caramba! Se estou te dizendo que não é possível!
Mudança de iluminação.
Basílio – Minha querida! Vou ter que partir de Lisboa, negócios! Por pouco tempo, três semanas, no máximo um mês! Se fossem só os meus interesses, mas há os interesses de outros...,  - retira um papel do bolso e mostra para Luísa - aqui está o telegrama que recebi esta manhã – entrega a Luísa – Lê, peço-te que leia!
Luísa – Para quê?  - Começa a ler – Venha, graves complicações. Presença absolutamente necessária.  Parta já. Então partes?!
Basílio – É forçoso.
Luísa – Quando?
Basílio – Esta noite.
Luísa – Bem, adeus!
Basílio – Tu é tão cruel,  Luísa! Falastes à mulher?
Luísa – Está tudo arranjado!
Basílio – Não banques a orgulhosa, digas a verdade, porque eu não quero deixá-la em dificuldades. Falastes  com ela?
Luísa – Está tudo arranjado, eu já disse!
Basílio – Em todo caso é possível, é natural que haja outras exigências – abrindo a carteira – seria melhor que eu deixasse um pouco de dinheiro contigo...
Luísa – Adeus!
Luísa começa a sair.
Basílio – Luísa, tu não me compreendeste!
Luísa – Compreendi, Basílio, obrigada. Mas não, não é necessário. Estou nervosa, por favor não prolonguemos mais isto... adeus...
Basílio – Mas sabes que volto dentro de três semanas...
Luísa – Bem, então veremos.
Basílio beija Luísa na boca, que não reage ao beijo.
Basílio – Nem um beijo queres me dar?
Luísa – Adeus!
Basílio – Adeus!
Luísa – Três semanas, no máximo um mês? Essa foi a última vez que te vi! Tínhamos palpitado o mesmo amor e cometido a mesma culpa! Tu partistes alegres, levando as recordações romanescas da aventura e eu fiquei nas amarguras permanentes do erro! É assim que é o mundo!
Basílio – Foste tu que recusastes a minha ajuda!
Luísa – Mas depois me arrependi e te escrevi, e o que ocorreu? Nenhuma resposta! Onde andavas tu? Em Paris retorcendo o bigode e dormindo com outras! E tu dissestes que viveria aos meus pés como um vassalo! Enquanto ela fora a mulher alegre, que vem despe o corpete, mostra o lindo colo, tudo muito bem! Bastou uma dificuldade, chorar, sofrer, ah isso não! És um belo animal que me dás um grande prazer terás tudo o que quiseres! Mas tornas-te  uma criatura dolorida que precisa de consolações, talvez uns poucos de centos de mil-réis  e então boas noites, porque vou-me embora! Como a vida é estúpida! Ainda bem que eu estou a deixando! Mas antes de ir, gostaria de te dizer, que ainda não estou indo sem saber o grande engano que foi o nosso caso. E que agora eu sei quem tu és: um janota arrogante, egoísta, vaidoso, fútil, sem nada nesse seu coração! Também, te digo que ainda coisa boa nesse nosso caso, foi descobrir que nunca te amei, porque tu és uma ilusão e não se ama uma ilusão, porque elas não são reais! As ilusões só servem para uma coisa, para abrir nossos olhos para o que existe de verdadeiro, no meu caso, o amor pelo meu marido! Agora, podes ir para a França viver a sua vida inútil! Agora que sei quem tu és, tu vales menos do que nada para mim! Vai te embora, anda!


Basílio sai.

(continua na parte 7/10)

@@@@@

Marcelo Assis da Silva é Técnico de Finanças e Controle Externo e atua na Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas. Estudou roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro e montou e dirigiu o espetáculo “Swing Tântrico” também no Rio de Janeiro. “O Primo Basílio” é uma adaptação teatral do romance de Eça de Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

A Estagiária (1) África (1) Alemanha (7) Amhitar (6) Antônio Araújo (4) Antonio Carlos dos Santos (6) Antonio Moreno (5) Artes Plásticas (44) Artes Visuais (147) Artigo (1) As ACEs CATS (2) As Olimpíadas Mundiais dos Tribunais de Contas (1) Astros (2) Audiovisual (20) Avelina Almeida (13) Bélgica (1) Brasil (31) Brasília (1) Ceará (2) Comédia (13) Conto (15) Crítica de Arte (1) Crítica Literária (1) Crônica (13) Daniel Rodrigues (2) Dinamarca (6) Dipar (1) Divulgação (2) Drama (14) Dramaturgia (24) Elieser Cavalcante (1) Ensaio (4) Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (2) Estacionamento Provisório (2) Estados Unidos (6) Ex-funcionários (2) Exequiel (3) Flores (4) Fotografia (110) França (6) Funcionários Ativos (248) Funcionários Inativos (6) Gabinete de Ministro (7) Gabpres (49) Gênero Fantástico (9) Geraldo Abreu (1) Gustavo Parolin (1) Holanda (14) Humor (20) Idelfonso Bezerra (1) Indonésia (1) ISC (18) J.JESUS (25) Japão (2) Jerson Brito (9) Jordânia (7) José Osterno (4) Josir Alves (1) Júlio Cat (18) Lançamento de Livro (4) Literatura (63) Luisa Franco (1) Marcelo Assis (20) Márcia Sartori (57) Márcio Braz (1) Márcio Hudson (3) Marco Aurélio (2) Marcos Valério (11) Mauro Martins (21) Michelle Glória (2) Mostra de Talentos (7) Musica (1) Noruega (2) Nova Iorque (2) O Primo Basílio (9) Oriente (1) Os Servidores do Tribunal de Contas Unido (2) Pacto de Sangue (1) Pagina das Vidas dos Servidores (1) Páginas das Vidas dos Servidores (1) Paisagem Praiana (16) Paisagem Rural (29) Paisagem Urbana (3) Paraíba (2) Paulo Avelino (13) Pintura (46) Poesia (24) Resenha de Livro (1) Retrato (3) Reunião sobre plano de auditoria (1) Romance (1) Romilson Rodrigues (1) Sátira (12) Secex-CE (21) Secex-GO (1) Secex-PA (2) Secex-PE (2) Secex-RN (11) Secex-RO (8) Secex-RS (1) Secex-SC (21) SecexEstatais RJ (2) Secretaria das Sessões (55) Selip (1) Selog (20) Semag (24) Seplan (1) Soneto (1) Swing Tântrico (6) TCU (1) TCU-Estados (30) TCU-Sede (166) Teatro (21) Técnica Mista (1) Tele trabalho (1) Tepires (24) Tiba (1) Transpantaneira (3) Tribunal de Contas Romano (3) Trova (2) Ubiratan Aguiar (3) Venezuela (6) Viagem (86) Vídeo (16) Waucilon (2)