segunda-feira, 16 de março de 2015

O sermos nós - Artigo de Ubiratan Aguiar

O sermos nós

HUMANISMO

Passageiro do tempo, no vagão dos sonhos, chego à estação da reflexão, onde são postos ao exame dos viajantes os produtos que fazem a construção da existência. No recôndito dos lares, no aconchego da família, núcleo básico e essencial da Nação, recolhem-se os fundamentos da solidariedade, da obediência e respeito, do amor fraterno, da doação, renúncia e crença no amanhã.

Nas ruas da minha cidadezinha do interior, a paz passeava descompromissada, sem receios da violência, falando de amor com os olhos fixos nas cadeiras da calçada onde os vizinhos discorriam sobre os fatos do cotidiano, da política ao futebol e, invariavelmente, sobre chuvas, inverno e produção, riqueza extraída da agricultura através das mãos limpas e calejadas do homem do campo.

Viva-se à época das cartas e telegramas, que traziam notícias da metrópole e, informavam sobre a vida dos que migravam em busca de melhores oportunidades de emprego. Hoje o facebook. o whats app., através da Internet, aposentaram o código código Morse e o faz, dissipando na velocidade dos inventos, os encontros familiares, em parte já dispersos pelo trabalho e o crescimento populacional urbano. Eis o tempo em que falamos com mais facilidade com os mais distantes do que os mais próximos.

A evolução da ciência e da tecnologia, fruto da capacidade criadora do ser humano, esqueceu-se dos valores primordiais, essenciais à comunidade. Relembrando o compadrio das festas juninas, da mão estendida ao próximo, da educação ensinando e sobretudo cuidando da formação cidadã, reclamamos a necessidade de recolhermos três opções fundamentais extraídas da gramática, com o objetivo da construção de um mundo onde haja a prevalência do humanismo sobre o avanço avassalador de um materialismo sufocante e sem alma. Falo da opção gramatical pelo artigo, pronome e pelo verbo.

Entre artigos definidos e indefinidos, o primeiro ressalta a procura da qualificação. A pessoa deve ter presente o desejo de ser o profissional e não um profissional. Com essa opção, registra seu compromisso com a causa que abraça, o mergulhar de cabeça naquilo que faz. Em relação ao pronome, destacam-se a nitidez e a solidariedade do Nós na edificação de um mundo melhor, distante do egoísmo do Eu, que imagina tudo poder e fazer. Lembro nesta hora a grande lição do Mestre trazendo a presença do homem e da mulher para a concretização da vida.

Por fim a opção pelo verbo. Diante do Ter, de que todos necessitam para viver, há uma observação a ser feita. Precisamos Ter na medida exata de essencial. A busca desenfreada de muitos em Ter sempre mais e mais lhes retira a possibilidade de Ser. Portanto, a opção pelo Ser deixa evidenciado à luz da experiência e dos fatos: quem procura obsessivamente Ter jamais será, e, para os que buscam Ser o Ter vem como consequência natural. Necessitamos, então, investir nos valores do humanismo, sedimentando a ética e a moral na formação das gerações. Esta é a revolução que está posta diante dos olhos da humanidade.


@@@@@

Ubiratan Diniz de Aguiar  é Ministro aposentado do Tribunal de Contas da União e membro da Academia Cearense de Letras. Reside atualmente em Fortaleza (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

A Estagiária (1) África (1) Alemanha (7) Amhitar (6) Antônio Araújo (4) Antonio Carlos dos Santos (6) Antonio Moreno (5) Artes Plásticas (44) Artes Visuais (147) Artigo (1) As ACEs CATS (2) As Olimpíadas Mundiais dos Tribunais de Contas (1) Astros (2) Audiovisual (20) Avelina Almeida (13) Bélgica (1) Brasil (31) Brasília (1) Ceará (2) Comédia (13) Conto (15) Crítica de Arte (1) Crítica Literária (1) Crônica (13) Daniel Rodrigues (2) Dinamarca (6) Dipar (1) Divulgação (2) Drama (14) Dramaturgia (24) Elieser Cavalcante (1) Ensaio (4) Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (2) Estacionamento Provisório (2) Estados Unidos (6) Ex-funcionários (2) Exequiel (3) Flores (4) Fotografia (110) França (6) Funcionários Ativos (248) Funcionários Inativos (6) Gabinete de Ministro (7) Gabpres (49) Gênero Fantástico (9) Geraldo Abreu (1) Gustavo Parolin (1) Holanda (14) Humor (20) Idelfonso Bezerra (1) Indonésia (1) ISC (18) J.JESUS (25) Japão (2) Jerson Brito (9) Jordânia (7) José Osterno (4) Josir Alves (1) Júlio Cat (18) Lançamento de Livro (4) Literatura (63) Luisa Franco (1) Marcelo Assis (20) Márcia Sartori (57) Márcio Braz (1) Márcio Hudson (3) Marco Aurélio (2) Marcos Valério (11) Mauro Martins (21) Michelle Glória (2) Mostra de Talentos (7) Musica (1) Noruega (2) Nova Iorque (2) O Primo Basílio (9) Oriente (1) Os Servidores do Tribunal de Contas Unido (2) Pacto de Sangue (1) Pagina das Vidas dos Servidores (1) Páginas das Vidas dos Servidores (1) Paisagem Praiana (16) Paisagem Rural (29) Paisagem Urbana (3) Paraíba (2) Paulo Avelino (13) Pintura (46) Poesia (24) Resenha de Livro (1) Retrato (3) Reunião sobre plano de auditoria (1) Romance (1) Romilson Rodrigues (1) Sátira (12) Secex-CE (21) Secex-GO (1) Secex-PA (2) Secex-PE (2) Secex-RN (11) Secex-RO (8) Secex-RS (1) Secex-SC (21) SecexEstatais RJ (2) Secretaria das Sessões (55) Selip (1) Selog (20) Semag (24) Seplan (1) Soneto (1) Swing Tântrico (6) TCU (1) TCU-Estados (30) TCU-Sede (166) Teatro (21) Técnica Mista (1) Tele trabalho (1) Tepires (24) Tiba (1) Transpantaneira (3) Tribunal de Contas Romano (3) Trova (2) Ubiratan Aguiar (3) Venezuela (6) Viagem (86) Vídeo (16) Waucilon (2)