terça-feira, 19 de julho de 2016

REVISTA TCU ARTE - Artística e Cultural - 2016 0719

Neste número com as seções:
Questionário Proust, com a fotógrafa Márcia Sartori (Seses)
Ponto do Humor, com o cronista Paulo Avelino (Secex-CE)
Ponto da Poesia, com o poeta Antônio Moreno (Semag)

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Questionário Proust com a fotógrafa

MÁRCIA SARTORI

1)      O que você consideraria o cúmulo da miséria?
A fotógrafa em estilo de quadro a óleo
A pior miséria é a de quem não consegue enxergar uma realidade diferente da sua, de quem só olha para o próprio umbigo.

2)      Onde você gostaria de viver?
No mundo, sem ficar presa a qualquer lugar. 

3)      Qual é a sua ideia de felicidade terrena?
Correr o mundo em boa companhia.

4)      Quais falhas você tolera mais?
As minhas kkkkkk.

5)      Quem são os seus heróis favoritos de ficção?
Ulisses, o grego.

6)      Quem são os seus heróis favoritos da vida real?
Meu pai.

7)      Quem são suas heroínas favoritas da ficção?
Ana Terra e Bibiana, de " O tempo e o vento".

8)      Quem são os seus personagens favoritos da história?
Todas que lutaram pelos direitos humanos, como Rosa Parks, Emmeline Pankhurst e Nise da Silveira. E Itzhak Rabin, os irmãos Villas Bôas, Marco Polo.

9)      O seu pintor favorito?
Monet.

10)  Seu músico favorito?
Chico Buarque

11)  A qualidade que você mais admira em um homem?
Lealdade e coragem.

12)  A qualidade que você mais admira em uma mulher?
Exatamente as mesmas.

13)  Sua virtude favorita?
Ter a mente aberta.

14)  Sua ocupação favorita?
Se eu tivesse que escolher só uma, o que é impossível para alguém com Lua em Gêmeos, seria viajar.

15)  Quem você gostaria de ter sido?
Eu mesma.

16)  Que trabalho de arte seu você mais gosta? Há uma história por trás dele?
A fotografia "Companhia", vencedora de concurso promovido pelo Provedor de Justiça de Portugal com o tema "Cidadania e Dignidade".


Companhia



 &&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Ponto do Humor com o cronista


PAULO AVELINO


AS AVENTURAS DO DETETIVE ARTEMIDORO BALSEMÃO (O HERÓI CONTRA A CORRUPÇÃO)


As Mulheres da Minha Vida


Balsemão desprezou o 
conselho  da sua mãe, de
 se tornar  empreiteiro
 sem nem saber o lugar 
da obra
Depois do tonitruante sucesso da Operação Thutmosis VII, sobre a máfia das compras de múmias de segunda mão, e da Operação Saco de Gatos, nas quais uma um grupo prometia realizar taxidermias a preços superfaturados, eu, o Detetive Artemidoro Balsemão, vi-me guindado à posição de celebridade nacional e planetária. Isso malgrado minha natural modéstia, provada pelas melancias que carrego no pescoço e que usaria como brinco, não fosse eu homem de formação conservadora, nascido na saudosa Santa Rita do Jucurutuca, terra tradicional, na qual os homens cozinham e as mulheres trabalham na roça, ou coisa parecida.

 Nisso vi-me afogado de pedidos de casamento, noivado, e até beijos na boca (Não, Angelina, por favor, eu já disse que não ficasse me ligando tanto; e você, Giselle, não se separe de seu marido - o coitado te ama). Mas a verdade [verdade essa que causará uma onda de baixas de pressão e ansiedade] é que coração deste velho detetive já está ocupado por várias:

Minha secretária sempre espera  
receber a ligação de seu príncipe, 
entre as 5.749 de cada dia
Viscondessa Aristotélia de Balsemão – minha augusta genitora foi a primeira mulher da minha vida, desde o tempo em que me colocava para subir em suas costas e aliviar as jabuticabeiras do vizinho do seu excesso de carga, dizendo ser uma ecologista;

Cacilda Regielena – minha nobre secretária com sua voz de LP rachado e sua paixão sufocada por este veterano detetive espera sempre seu verdadeiro amor – e nisso já teve 47 namorados, já descontada a inflação;


Quando zangada, a doce 
Mulher-Gato se transformava
 Mulher-Gato – ela me azunhava, rasgava minha pele, deixava-me com marcas vermelhas. Abandonou-me no dia em que sua manicure por engano lhe cortou as unhas. Disse que me ligaria no dia seguinte, e, enquanto espero, faço umas operaçõezinhas contra a corrupção, etc. Tudo pelo amor.

............

Artemidoro Balsemão saiu valentemente às ruas para defender o Imperador Dom Pedro II em março de 1964 – até perceber que estava lendo jornais atrasados.



&&&&&&&&&&&&&&



Ponto da Poesia com o poeta

ANTONIO MORENO

Encanto/Desencanto

Encanta-me o encontro contigo,
Encontrar-te é minha alegria
Desencanta-me o desencontro,
Desencontrar-te é melancolia.

Domina-me a emoção,
Viva ansiedade faz brotar
Aflora no coração,
                            O desejo de te encontrar

Quando sei que vou te ver,
Sinto enorme cumplicidade
A certeza de a ti não ter,
Me traz contrariedade.

O que será amanhã?
O que dirão para mim?
Será que esse meu afã,
Terá um dia seu fim?

É para todo o teu ser,
O amor que exala em meu seio
Impossível não envolver,
Nessa vida de recreio

Encanto é poder te sentir,
E no meu mundo te encontrar
O que espero do porvir,
É desencanto frustrar

Nem tudo depende de ti,
E muito menos de mim
E o que tiver que sentir,
Terá começo e também fim.

Assim, na vida que eu vivo,
Todo começo é encanto
E quando mais me regozijo,

Chega o fim pra desencanto.




&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

A Estagiária (1) África (1) Alemanha (7) Amhitar (6) Antônio Araújo (4) Antonio Carlos dos Santos (6) Antonio Moreno (5) Artes Plásticas (44) Artes Visuais (147) Artigo (1) As ACEs CATS (2) As Olimpíadas Mundiais dos Tribunais de Contas (1) Astros (2) Audiovisual (20) Avelina Almeida (13) Bélgica (1) Brasil (31) Brasília (1) Ceará (2) Comédia (13) Conto (15) Crítica de Arte (1) Crítica Literária (1) Crônica (13) Daniel Rodrigues (2) Dinamarca (6) Dipar (1) Divulgação (2) Drama (14) Dramaturgia (24) Elieser Cavalcante (1) Ensaio (4) Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (2) Estacionamento Provisório (2) Estados Unidos (6) Ex-funcionários (2) Exequiel (3) Flores (4) Fotografia (110) França (6) Funcionários Ativos (248) Funcionários Inativos (6) Gabinete de Ministro (7) Gabpres (49) Gênero Fantástico (9) Geraldo Abreu (1) Gustavo Parolin (1) Holanda (14) Humor (20) Idelfonso Bezerra (1) Indonésia (1) ISC (18) J.JESUS (25) Japão (2) Jerson Brito (9) Jordânia (7) José Osterno (4) Josir Alves (1) Júlio Cat (18) Lançamento de Livro (4) Literatura (63) Luisa Franco (1) Marcelo Assis (20) Márcia Sartori (57) Márcio Braz (1) Márcio Hudson (3) Marco Aurélio (2) Marcos Valério (11) Mauro Martins (21) Michelle Glória (2) Mostra de Talentos (7) Musica (1) Noruega (2) Nova Iorque (2) O Primo Basílio (9) Oriente (1) Os Servidores do Tribunal de Contas Unido (2) Pacto de Sangue (1) Pagina das Vidas dos Servidores (1) Páginas das Vidas dos Servidores (1) Paisagem Praiana (16) Paisagem Rural (29) Paisagem Urbana (3) Paraíba (2) Paulo Avelino (13) Pintura (46) Poesia (24) Resenha de Livro (1) Retrato (3) Reunião sobre plano de auditoria (1) Romance (1) Romilson Rodrigues (1) Sátira (12) Secex-CE (21) Secex-GO (1) Secex-PA (2) Secex-PE (2) Secex-RN (11) Secex-RO (8) Secex-RS (1) Secex-SC (21) SecexEstatais RJ (2) Secretaria das Sessões (55) Selip (1) Selog (20) Semag (24) Seplan (1) Soneto (1) Swing Tântrico (6) TCU (1) TCU-Estados (30) TCU-Sede (166) Teatro (21) Técnica Mista (1) Tele trabalho (1) Tepires (24) Tiba (1) Transpantaneira (3) Tribunal de Contas Romano (3) Trova (2) Ubiratan Aguiar (3) Venezuela (6) Viagem (86) Vídeo (16) Waucilon (2)