terça-feira, 10 de novembro de 2015

Amor Canino - Crônica de Marcos VALÉRIO


AMOR CANINO
* Texto de Marcos Valério Benelux

A moça já esperara uns dez minutos na recepção do pet shop. Até então, reclamara pelo que chamou de desrespeito, pois que estava no horário marcado para entrega; agora mesmo criticara a falta de planejamento, enfim, indispusera-se com todos os atendentes, quando, por fim, o funcionário traz seu cachorro nos braços, devidamente banhado, penteado, perfumado, e lhe diz à queima-roupa:

- Seu cachorro não está com nada!
- Ora, seu atrevido! – gritou ela. - Está querendo se vingar só porque falei o que devia falar? Pois saiba que isso é assédio moral. O pobrezinho ouviu a ofensa e pode se deprimir.
- Calma! A senhora está muito exaltada!
- Senhora é a vovozinha, seu moleque! Eu só tenho vinte anos e nem casada ainda sou.  
- Pelo amor de deus! – clamou o atendente.
- Não me venha com apelação religiosa, pois eu não tenho nenhuma religião.
– A senho... Você está fazendo confusão. Tenha pelo menos respeito com os outros clientes.
- Confusão eu vou fazer se você não engolir o que acaba de falar do meu cachorro – esbravejou. - Ora, onde já se viu! Eu reclamei porque vocês são um bando de incompetentes. Quer revidar, revide em mim, não no cachorro que não tem nada a ver com isso! É uma pobre criaturinha indefesa.
- Eu só transmiti o que me foi dito – assegurou o rapazinho. – Portador não merece pancada.
- Então quem lhe mandou falar esse absurdo? – inquiriu a moça, ameaçadora. – Quem quer que tenha sido, vai ter de pedir desculpas ao pobrezinho do Virilha (esse era o nome do cãozinho).
- Me poupe, madam... cidadã! – estranhou o jovem – Por que e como alguém vai pedir desculpas ao seu cachorro?
- Na língua dele, ora! latindo e balançando o rabo. E ai de vocês se ele não aceitar o pedido de desculpas!
- A douto... Você só pode estar brincando!
- Brincando!? Eu!? Você não sabe com quem está falando, ô, rapazinho. Vamos lá! Desembucha logo: quem falou esse absurdo do meu cãozinho Virilha?
- Foi o veterinário. A propósito, ele ainda está lá em cima.
- Ah! – respirou fundo a moça, com ar de vitória. – Essa eu não perco por nada! Me chame imediatamente esse atrevido, que eu quero falar com ele. No mínimo, uma ação judicial o aguarda.
O rapaz subiu, o veterinário voltou meio pálido, sem entender o que se passava.
- Então foi o senhor que teve a coragem de comentar que meu cãozinho não está com nada? – vociferou a jovem tomada de ira.
- Fui eu mesmo – falou calmamente o veterinário. – Passo aqui todos os dias e vejo os cães. Examino se têm carrapato, ou pulga, ou alguma doença aparente, que é para avisar aos donos. Vi que o seu cão está ótimo, que não está com nada, aparentemente, que seja indício de alguma doença.    

- Ah, então é isso! – suspirou a dona, aliviada. - Ainda bem! Esse outro incompetente aí não me explicou direito – disse, por fim, retirando-se sem jeito, levando embaixo do braço o cãozinho travesso que a lambia euforicamente, alheio à confusão de que era motivo.    



@@@@@


Declaro, sob as penas da lei, que sou auditor (do TCU), escritor (mediano), poeta (medíocre), católico e ecologista (em ambos, não praticante), compositor musical (licenciado) e artista plástico (bisonho). Nos últimos 35 anos, extremamente preocupado com os meus deveres e completamente desatento com os meus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

A Estagiária (1) África (1) Alemanha (7) Amhitar (6) Antônio Araújo (4) Antonio Carlos dos Santos (6) Antonio Moreno (5) Artes Plásticas (44) Artes Visuais (147) Artigo (1) As ACEs CATS (2) As Olimpíadas Mundiais dos Tribunais de Contas (1) Astros (2) Audiovisual (20) Avelina Almeida (13) Bélgica (1) Brasil (31) Brasília (1) Ceará (2) Comédia (13) Conto (15) Crítica de Arte (1) Crítica Literária (1) Crônica (13) Daniel Rodrigues (2) Dinamarca (6) Dipar (1) Divulgação (2) Drama (14) Dramaturgia (24) Elieser Cavalcante (1) Ensaio (4) Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (2) Estacionamento Provisório (2) Estados Unidos (6) Ex-funcionários (2) Exequiel (3) Flores (4) Fotografia (110) França (6) Funcionários Ativos (248) Funcionários Inativos (6) Gabinete de Ministro (7) Gabpres (49) Gênero Fantástico (9) Geraldo Abreu (1) Gustavo Parolin (1) Holanda (14) Humor (20) Idelfonso Bezerra (1) Indonésia (1) ISC (18) J.JESUS (25) Japão (2) Jerson Brito (9) Jordânia (7) José Osterno (4) Josir Alves (1) Júlio Cat (18) Lançamento de Livro (4) Literatura (63) Luisa Franco (1) Marcelo Assis (20) Márcia Sartori (57) Márcio Braz (1) Márcio Hudson (3) Marco Aurélio (2) Marcos Valério (11) Mauro Martins (21) Michelle Glória (2) Mostra de Talentos (7) Musica (1) Noruega (2) Nova Iorque (2) O Primo Basílio (9) Oriente (1) Os Servidores do Tribunal de Contas Unido (2) Pacto de Sangue (1) Pagina das Vidas dos Servidores (1) Páginas das Vidas dos Servidores (1) Paisagem Praiana (16) Paisagem Rural (29) Paisagem Urbana (3) Paraíba (2) Paulo Avelino (13) Pintura (46) Poesia (24) Resenha de Livro (1) Retrato (3) Reunião sobre plano de auditoria (1) Romance (1) Romilson Rodrigues (1) Sátira (12) Secex-CE (21) Secex-GO (1) Secex-PA (2) Secex-PE (2) Secex-RN (11) Secex-RO (8) Secex-RS (1) Secex-SC (21) SecexEstatais RJ (2) Secretaria das Sessões (55) Selip (1) Selog (20) Semag (24) Seplan (1) Soneto (1) Swing Tântrico (6) TCU (1) TCU-Estados (30) TCU-Sede (166) Teatro (21) Técnica Mista (1) Tele trabalho (1) Tepires (24) Tiba (1) Transpantaneira (3) Tribunal de Contas Romano (3) Trova (2) Ubiratan Aguiar (3) Venezuela (6) Viagem (86) Vídeo (16) Waucilon (2)