sexta-feira, 9 de outubro de 2015

A Visita Inesperada - Crônica de Marcos VALÉRIO

 

 

Crédito autoral: Ilustração extraído da página 

http://oanunciador.com/tag/nossa-senhora-das-dores/

 
A VISITA INESPERADA*
* texto de Marcos Valério Benelux
 

 

Acabo de chegar do trabalho e de me livrar da roupa suada, quando alguém se anuncia batendo à porta. Pergunto quem é.

- É Nossa Senhora das Dores – respondeu.

Penso não ter entendido direito e repito a pergunta.

- Nossa Senhora das Dores, já falei – resmunga.  

Pensei inicialmente tratar-se de uma brincadeira, mas a feminilidade da voz, e a firmeza com que me falou, convenceu-me do contrário. Apenas a impaciência não combinava com a índole de uma santa.

Por instantes lembrei-me dos sonhos que tive quando criança em que era visitado por uma das Nossas Senhoras. Não sabia exatamente qual delas, mas isso não fazia diferença. A cada visita, ela trajava um novo vestido longo, de cor diferente, mas sempre de seda cintilante. Lembro-me, principalmente, dos vestidos de cores mais fortes: o vermelho, o verde e o azul.                                                                        

Vieram à memória as muitas promessas feitas por minha mãe quando adoecíamos ou íamos participar de algum evento importante.

Podia ser que eu ou ela tivéssemos nos esquecido de pagar alguma das tais promessas, seja interrompendo a sequência das missas combinadas, reduzindo o número de esmolas a distribuir ou cancelando a visita a algum monumento religioso. Isso talvez fosse a razão da visita da santa, para me cobrar a dívida assumida e não cumprida.

- Só um pouquinho, Nossa Senhora, vou vestir uma roupa mais adequada para recebê-la e já volto.

- Tudo bem - respondeu-me ela, agora mais terna.

Enquanto procurava uma camiseta e trocava o calção por uma bermuda, povoava minha imaginação o distante Portugal de Dom Sebastião e a ainda mais distante Terra de Ur, onde Abraão fizera seu pacto com o Deus supremo.

Mas o que quereria Nossa Senhora com um pobre mortal, desconhecido, que não liderava sequer sua turma de inglês, muito menos um povo. É verdade que minha avó paterna me disse certa vez ter feito um pacto com Nossa Senhora para proteção de todos os seus descendentes. Quiçá, poderia ter sido com Nossa Senhora das Dores. Quem sabe, a razão de sua vinda seria a renovação do pacto original ou a discussão de uma nova cláusula a ser inserida no acordo.

Tomado de indagações e com nova vestimenta, decidi abrir a porta. A primeira imagem que surgiu me frustrou um pouco. Era uma senhora baixinha e magra, de roupas simples e de semblante sereno. Não se assemelhava em nada com a imagem que eu fazia nem com a figura de meus sonhos infantis.

- Do que se trata? – perguntei.

– Começou pelo apartamento 101, já passou pelo 102, 201 e 202. Na sequência, agora é a vez do senhor – falou uma mensagem enigmática.

Nesse ínterim, numa fração de segundos que se congelou no ar, percebi que ela trazia nas mãos a estatueta de uma santa. Explicou-me que trabalhava há pouco tempo no apartamento ao lado e que a patroa lhe pedira para me trazer a imagem.

- O senhor não viu o aviso do condomínio? – apontou-me a porta do elevador.

Olhei rapidamente o comunicado, com data de uns três dias atrás.

- Eu quase não pego elevador – justifiquei-me. - Sempre vou de escada, pela porta dos fundos.

Dito isto, li a mensagem. Nela, a síndica anunciava que, por iniciativa de alguns moradores, no condomínio predominantemente católico, seria feita a novena de Nossa Senhora das Dores. Cada noite, durante os próximos trinta dias, a imagem da santa seria deixada em um novo apartamento, a não ser que o morador se manifestasse em contrário.

- Afinal é uma novena ou uma trintena? – brinquei.

- Isso não vem ao caso. Hoje é sua vez de acolher Nossa Senhora das Dores – disse-me a emissária em tom desafiador. – E então, vai pegar ou largar?

- Vou pegar – respondi-lhe com o mesmo ímpeto, recebendo com cuidado a imagem da santa, uma obra de arte capaz de despertar bons sentimentos.

- Às oito da noite, estaremos todos aqui. Faça apenas café para umas vinte pessoas, que o bolo e os biscoitos nós traremos.

- Combinado – concordei tomado por uma energia diferente.

E assim, às oito horas, recebi muitos condôminos e seus auxiliares, em total compartilhamento, sem quaisquer distinções. Conhecemo-nos melhor, estreitamos os laços de convivência e descobrimos interesses comuns. Embora parecesse mera simbologia, senti que verdadeiramente a santidade celestial habitou meu lar naquela noite e me criou diariamente, durante todo aquele mês, um agradável compromisso noturno nos apartamentos dos próximos vizinhos.





@@@@@

 
Declaro, sob as penas da lei, que sou auditor (do TCU), escritor (mediano), poeta (medíocre), católico e ecologista (em ambos, não praticante), compositor musical (licenciado) e artista plástico (bisonho). Nos últimos 35 anos, extremamente preocupado com os meus deveres e completamente desatento com os meus direitos.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

A Estagiária (1) África (1) Alemanha (7) Amhitar (6) Antônio Araújo (4) Antonio Carlos dos Santos (6) Antonio Moreno (5) Artes Plásticas (44) Artes Visuais (147) Artigo (1) As ACEs CATS (2) As Olimpíadas Mundiais dos Tribunais de Contas (1) Astros (2) Audiovisual (20) Avelina Almeida (13) Bélgica (1) Brasil (31) Brasília (1) Ceará (2) Comédia (13) Conto (15) Crítica de Arte (1) Crítica Literária (1) Crônica (13) Daniel Rodrigues (2) Dinamarca (6) Dipar (1) Divulgação (2) Drama (14) Dramaturgia (24) Elieser Cavalcante (1) Ensaio (4) Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (2) Estacionamento Provisório (2) Estados Unidos (6) Ex-funcionários (2) Exequiel (3) Flores (4) Fotografia (110) França (6) Funcionários Ativos (248) Funcionários Inativos (6) Gabinete de Ministro (7) Gabpres (49) Gênero Fantástico (9) Geraldo Abreu (1) Gustavo Parolin (1) Holanda (14) Humor (20) Idelfonso Bezerra (1) Indonésia (1) ISC (18) J.JESUS (25) Japão (2) Jerson Brito (9) Jordânia (7) José Osterno (4) Josir Alves (1) Júlio Cat (18) Lançamento de Livro (4) Literatura (63) Luisa Franco (1) Marcelo Assis (20) Márcia Sartori (57) Márcio Braz (1) Márcio Hudson (3) Marco Aurélio (2) Marcos Valério (11) Mauro Martins (21) Michelle Glória (2) Mostra de Talentos (7) Musica (1) Noruega (2) Nova Iorque (2) O Primo Basílio (9) Oriente (1) Os Servidores do Tribunal de Contas Unido (2) Pacto de Sangue (1) Pagina das Vidas dos Servidores (1) Páginas das Vidas dos Servidores (1) Paisagem Praiana (16) Paisagem Rural (29) Paisagem Urbana (3) Paraíba (2) Paulo Avelino (13) Pintura (46) Poesia (24) Resenha de Livro (1) Retrato (3) Reunião sobre plano de auditoria (1) Romance (1) Romilson Rodrigues (1) Sátira (12) Secex-CE (21) Secex-GO (1) Secex-PA (2) Secex-PE (2) Secex-RN (11) Secex-RO (8) Secex-RS (1) Secex-SC (21) SecexEstatais RJ (2) Secretaria das Sessões (55) Selip (1) Selog (20) Semag (24) Seplan (1) Soneto (1) Swing Tântrico (6) TCU (1) TCU-Estados (30) TCU-Sede (166) Teatro (21) Técnica Mista (1) Tele trabalho (1) Tepires (24) Tiba (1) Transpantaneira (3) Tribunal de Contas Romano (3) Trova (2) Ubiratan Aguiar (3) Venezuela (6) Viagem (86) Vídeo (16) Waucilon (2)