terça-feira, 5 de agosto de 2014

Swing Tântrico - Peça de Marcelo ASSIS (9/10)

Patrick – Mas ela sabe sobre nós, me disse, inclusive, que eu podia ficar com você!
André – Sério?! Ela me passou adiante como se eu fosse um casaco velho? Então, ela quer mesmo ficar com o seu namorado!
Patrick – Não, ela já sabe que o Ricardo mentiu, e apesar dela não ter dado o braço a torcer, deve terminar com ele, se já não terminou!
André – Vem cá, quando ela me deu pra você, você disse que me queria né? Vocês não ficaram num jogo de empurra-empurra para ver quem sobrava com o traste, não é?
Patrick – Foi..., inclusive, por causa disso, eu percebi que ela te ama muito! Disso surgiu o meu novo plano! por isso, eu estou aqui!
André – Patrick, só de ouvir isso, sério, eu quase borrei minha calças!
Ricardo – O que foi Sissi? Você parecia Tão nervosa ao telefone!
Sissi – Danilo, eu sei de tudo!
Ricardo – De tudo o quê?
Sissi – Que você é o Ricardo Salvatore!
Ricardo – Mas como você ficou sabendo disso?
Sissi – Eu estive aqui pela manhã....
Ricardo – Aqui? Pra fazer o quê?
Sissi – É uma longa história!
Ricardo – Sissi, agora que você sabe o meu segredo, eu vou ter que matá-la!
Sissi – O quê?
Ricardo – Desculpe, exagerei na cena! O que eu queria dizer era: Sissi, eu posso explicar!
Sissi – Não precisa! Não estou com raiva! Pelo menos não, desde que todo o resto seja verdade!
Ricardo – Todo o resto é verdade! Mas se você me perdoou, por que você está nesse estado?
Sissi – Estou assim por causa do Patrick!
Ricardo – O que tem o Patrick?
Sissi – Primeiro, o que o Patrick é seu?
Ricardo – É meu irmão, por quê?
Sissi – Irmão! Minha nossa! Ele é mais doente que eu imaginava!
Ricardo – O que foi que o Patrick fez para te deixar nesse estado?
Sissi – Eu disse que estive aqui pela manhã, pois é..., eu vim até aqui porque ele me pediu para vir, me dizendo, inclusive que ele morava aqui.
Ricardo – Até aí tudo bem, porque nós moramos juntos!
Sissi – Vocês moram juntos! Você não devia, ele é louco!
Ricardo – Você não está exagerando!
Sissi – Danilo, quer dizer, Ricardo, o Patrick te ama e não é como irmão! É como homem!
Ricardo – Ele te disse isso?
Sissi – Não, mas eu vi nos olhos dele a raiva que ele tem de mim! Você não sabe, depois que consegui falar com você, eu fui lá em casa e quando cheguei, eu vi o seu carro estacionado em frente. Sabia que não era você, por isso, só pode ser ele! Ele quer me matar!
Ricardo – Sissi, o seu analista estava certo quando disse que você é maníaca e paranoica, o Patrick não é perigoso!
Sissi – Você não está querendo entender, Ricardo! O Patrick e obcecado em você!
Ricardo olha para Sissi em silêncio.
Sissi – Fala alguma coisa Ricardo! Não me deixa nessa Ansiedade louca!
Ricardo – O Patrick não é meu irmão, ele é..., ou era, o meu namorado.
Sissi – Como? Você também é gay! Então, é verdade, você só se envolveu comigo por causa do seu personagem na novela!
Ricardo – Era no que eu queria acreditar, mas..., na verdade, não sei quem eu sou, só me sinto alguém quando interpreto um personagem, não é à toa que escolhi ser ator. Sempre fui o personagem que queriam que eu fosse. Eu gostei de ser o seu Danilo, inclusive, amei mesmo você!
Sissi – Agora é tarde demais para eu acreditar em você!
Ricardo – Pode acreditar agora, porque as mentiras acabaram!
Sissi – E mesmo que seja verdade, eu só atraio gays, o que há de errado comigo?
Ricardo – eu posso te falar uma coisa? Acho que o seu marido não é gay e que eel gosta muito de você! E você deve gostar dele também, já que nunca quis sexo comigo.
Sissi – Você sabe muito bem que eu estou confusa quanto aos meus sentimentos!
Ricardo – Que tal aproveitarmos que o Patrick está na sua casa com o André e nos juntarmos a eles?
Sissi – Eu tenho medo do Patrick! Acabei de dizer isso! Você não me escuta que nem o meu marido!
Ricardo – Ouvi sim, só que esse seu medo é apenas uma consequência de uma sucessão de mal-entendidos. Que tal eu, você, o André e o Patrick sentarmos para conversar e lavarmos toda essa roupa suja e acabarmos de vez com todos esses mal-entendidos?
Sissi – Não entendo do que você está falando! Que mal-entendidos?
Patrick – Daqui a pouco a sua mulher deve estar chegando! É melhor começarmos a pôr em prática o nosso plano!
 André – Nosso uma ova! O seu plano! Eu não sei Patrick..., não acredito que esse negócio vai dá certo!
Patrick – Você tem outro plano?
André – Por que precisamos ter um plano? Eu penso em conversar com a minha mulher!
Patrick – Quer dizer que não conversou com ela esse tempo todo?
André – É claro que sim!
Patrick – E pelo andar da carruagem não adiantou muito, não é?
André – E esse seu plano “brilhante” vai ajudar muito! A Sissi já não sabe a verdade sobre o Ricardo, porque precisamos disso?
Patrick – Precisamos para a Sissi perceber que ainda te ama e lutar por você!
André – Caralho Patrick! Você é mais doido que a Sissi!
Lúcia para a plateia
Lúcia – Não acredito! O Dr. Murilo é gay?!
Sissi – Mas não espalha isso por aí! Só te contei para te pedir que não vá para casa, porque estamos indo resolver com o André e o Patrick não sei nem o quê? Marido gay, namorado gay, namorado do namorado gay que é psicopata! É muito gay para a minha cabeça!
Lúcia – É quase uma passeata!
Sissi – Se o André me disser que o tal Patrick é o amor da vida dele, eu acho que me mato!
Lúcia – Por quê?
Sissi – Eu não sei!
Lúcia – Já que o meu guri é puto mesmo, eu prefiro que ele fique com o Dr. Murilo!
Sissi – O quê? Eu não acredito que você me disse isso!
Lúcia – Eu só estou pensando no Tony Ramos!
André – Por que você já está me agarrando?
Patrick Massageia André.
Patrick – Relaxa! Faz de conta que é uma peça e que somos dois atores em cena! Estamos numa cena em que um ator massageia o outro, está vendo a plateia nos observando?
André – Eu não consigo ver nada! Nunca tive imaginação! Além disso, se fosse mesmo uma peça e estivessem nos observando, eu estaria morto de vergonha! Imagina, eu quase pelado com outro homem também quase pelado me agarrando e todos vendo! Já tou tremendo de medo só de pensar no que a Sissi vai fazer aos nos ver assim!
Patrick – O que tem? Tom Hanks ganhou um Oscar fazendo um gay!
André – E outro fazendo um retardado! O seu namoradinho também tem vergonha!
Patrick – Pensei que você não soubesse quem ele é!
André – Esse é o ponto, se ele fosse assumido com certeza eu saberia! Por isso, se ele que é gay, pode ter vergonha, por que eu não posso ter?
Patrick – Pois, eu não tenho vergonha nenhuma!
André – Pela sua mão boba, eu concordo: Você é totalmente sem vergonha!
Sissi – Você quer mesmo fazer isso?
Ricardo – Temos que acabar de vez com essa confusão!
Sissi – Por isso, que eu pretendo me separar!
Ricardo – Mas você não quer fazer isso!
Sissi – como você sabe? Você lê pensamentos por acaso?
Ricardo – Não, mas se você quisesse mesmo deixar o seu marido, já tinha deixado! Você acredita que foi corneada duas vezes e não se separou! Ou você é completamente idiota, ou gosta muito dele!
Sissi e Ricardo ouvem as risadas de André e Patrick.

Sissi – Pode me chamar de maníaca e paranoica, mas não estou gostando dessas risadas no meu quarto!

(continua na parte 10/10)

@@@@@

Marcelo Assis da Silva é Técnico de Finanças e Controle Externo e atua na Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas. Estudou roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro e montou e dirigiu o espetáculo “Swing Tântrico” também no Rio de Janeiro. “O Primo Basílio” é uma adaptação teatral do romance de Eça de Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

A Estagiária (1) África (1) Alemanha (7) Amhitar (6) Antônio Araújo (4) Antonio Carlos dos Santos (6) Antonio Moreno (5) Artes Plásticas (44) Artes Visuais (147) Artigo (1) As ACEs CATS (2) As Olimpíadas Mundiais dos Tribunais de Contas (1) Astros (2) Audiovisual (20) Avelina Almeida (13) Bélgica (1) Brasil (31) Brasília (1) Ceará (2) Comédia (13) Conto (15) Crítica de Arte (1) Crítica Literária (1) Crônica (13) Daniel Rodrigues (2) Dinamarca (6) Dipar (1) Divulgação (2) Drama (14) Dramaturgia (24) Elieser Cavalcante (1) Ensaio (4) Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (2) Estacionamento Provisório (2) Estados Unidos (6) Ex-funcionários (2) Exequiel (3) Flores (4) Fotografia (110) França (6) Funcionários Ativos (248) Funcionários Inativos (6) Gabinete de Ministro (7) Gabpres (49) Gênero Fantástico (9) Geraldo Abreu (1) Gustavo Parolin (1) Holanda (14) Humor (20) Idelfonso Bezerra (1) Indonésia (1) ISC (18) J.JESUS (25) Japão (2) Jerson Brito (9) Jordânia (7) José Osterno (4) Josir Alves (1) Júlio Cat (18) Lançamento de Livro (4) Literatura (63) Luisa Franco (1) Marcelo Assis (20) Márcia Sartori (57) Márcio Braz (1) Márcio Hudson (3) Marco Aurélio (2) Marcos Valério (11) Mauro Martins (21) Michelle Glória (2) Mostra de Talentos (7) Musica (1) Noruega (2) Nova Iorque (2) O Primo Basílio (9) Oriente (1) Os Servidores do Tribunal de Contas Unido (2) Pacto de Sangue (1) Pagina das Vidas dos Servidores (1) Páginas das Vidas dos Servidores (1) Paisagem Praiana (16) Paisagem Rural (29) Paisagem Urbana (3) Paraíba (2) Paulo Avelino (13) Pintura (46) Poesia (24) Resenha de Livro (1) Retrato (3) Reunião sobre plano de auditoria (1) Romance (1) Romilson Rodrigues (1) Sátira (12) Secex-CE (21) Secex-GO (1) Secex-PA (2) Secex-PE (2) Secex-RN (11) Secex-RO (8) Secex-RS (1) Secex-SC (21) SecexEstatais RJ (2) Secretaria das Sessões (55) Selip (1) Selog (20) Semag (24) Seplan (1) Soneto (1) Swing Tântrico (6) TCU (1) TCU-Estados (30) TCU-Sede (166) Teatro (21) Técnica Mista (1) Tele trabalho (1) Tepires (24) Tiba (1) Transpantaneira (3) Tribunal de Contas Romano (3) Trova (2) Ubiratan Aguiar (3) Venezuela (6) Viagem (86) Vídeo (16) Waucilon (2)